25 novembro, 2011

ESTAMOS EM 1939.

Começava a Segunda Grande Guerra, mas em Vila do Conde a vida decorria de uma forma pacata. O Cine Teatro Neiva ainda não tinha sido inaugurado, bem como o Café Bompastor que só nasceria no primeiro dia de 1948. Mas, acontecia movimento na rua João Canavarro, que eram os senhores do Porto que vinham "tomar chá" ao Ao Bom Doce, e, talvez tivesse começado por aqui o hábito dos tripeiros nos visitarem aos fins de semana.

Ainda assisti à chegada dos grandes carros pretos com motorista, e enquanto os senhores tomavam chá, eles poliam, e voltavam a polir, os automóveis. Um tempo já distante, mas dos quais ainda guardo ternas recordações, pois nos anos cinquenta, a vida por aqui era igual. O senhor que se vê do lado esquerdo da fotografia, era o senhor "Chico", que se podia ver tomando conta de este ou aquele carro, ou conversando com algum motorista.

2 comentários:

rouxinol de Bernardim disse...

«Arrumadores» chiquérrimos...

H CORREIA disse...

BOM TEMPO ERA ESSE,VILA DO CONDE TEM PERDIDO TUDO,ERA ESSA GRANDE CASA DE CHA,QUE SAUDADES TENHO DESSE TEMPO,FEIRAS DOS VINTE,TRES DE AGOSTO,GRANDES INDUSTIAS,RIOAVE,VALFAR,MINDELO,MACONDE,RECENTE A QUIMONDA,TIZUK,HOSPITAL,QUE PRATICAMENTE SO FALTA FECHAR,O NOSSO MERCADO,ESTA VELHO SUJO ABANDONADO,CHEIRA MAL O PEIXE,E ATE AO PE DO RIO,VENDE-SE SEM CONDIÇOES NENHUMAS,COM EDEFICIO NOVO PARA QUE..VCONDE ESTA FICAR SEM NADA,TEMOS AS PRAIAS MAS CASAS DE BANHO,HOTEIS PRATICAMENTE NAO TEMOS,O TURISMO VAI PARA A POVOA....SINTO UMA TRISTEZA POR VER A MINHA TERRA ANDAR PARA TRAZ...ACORDEM AS AUTORIDADES,AONDE ELAS ESTAO