23 agosto, 2010

Relativamente a este monumento - MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA - pode-se ler no blogue do Ateneu de Vila do Conde, o seguinte :
.

O que logo se vê é a espada dos heróis – memória esculpida da bravura dos nossos soldados a quem o assalto pavoroso da artilharia alemã imolou na batalha de La Lys, em terra da Flandres. Essa resistência audaz dos Mortos da Grande Guerra (1914-1918), pela Pátria e pela República, ficou para sempre celebrada, no monumento que, por iniciativa da Caixa dos Vinte Amigos, Mocidade Alegre, se ergueu, em Abril de 1932, no Largo da Meia Laranja, ao pé do rio.

6 comentários:

Faria Correia disse...

Este monumento foi construido mercê do trabalho da "Caixa dos Vinte Amigos - Mocidade Alegre", e foi, efectivamente, inaugurado, a 15 de Abril de 1932, com pompa e circuntância pelo Comandante da Região Militar, Brigadeiro Schiapa de Azevedo. Uma força militar prestou prestou a guarda de honra, a Banda do Reformatório tocou o Hino Nacional e o Orfeão de Vila do Conde cantou o seu hino a Vila do Conde. O número de Mortos da Grande Guerra (1914 - 18) foi, neste concelho de Vila do Conde, de trinta e dois.

José Cunha disse...

Humberto, penso que o monumento terá sido inaugurado a 10.
Procura melhor, que eu farei o mesmo, pois amanhã pretendo publicar um pequeno texto sobre o assunto.

Faria Correia disse...

Amigo Zé Cunha.
Em 30 de Maio de 2006,no "Correio da Junqueira", publiquei um capitulo da minha obra "Associações Extintas Vilacindenses", após recolha de elementos colhidos nos periódicos vilacondenses e não só. Mais acrescento que, em Janeiro de 1928 foi digulgada a construção do monumento. Em Março estava escolhido o local, e uma subscrição corria em Agosto. Em Novembro de 1931 a obra de pedreiro já estava concluída, pelo mestre José Fernandeda Silva, que cobrou três mil trezentos e noventa escudos. Tudo o mais está dito, e certo.

José Cunha disse...

Humberto, de nada tenho a certeza, mas procurarei amanhã, sómente raciocionar sobre as datas dos jornais da época, e daí, tirar as minhas conclusões.
Penso estar certo, sobre a data de 10 de Abril de 1932.

Anónimo disse...

LÁ DE CIMA DO SEU MONTE,
SOBRE O FUNDO DO PINHAL,
SENHORA SANT'ANA AO LONGE,
PARECE UM LENÇO A ACENAR.

Para nós, Vilacondenses, talvez mais importante do que se saber a data da inauguração do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, era sabermos a data em que a Sopete pagou o terreno ocupado neste belo Monte de Sant'Ana, o qual, no dizer de Vilacondenses de antanho, poderia e deveria ser uma espécie de pequeno Bom Jesus de Braga.
Está escrito com tinta indelével.
No tempo do Presidente da então Comissão Municipal de Turismo, Sr. António Lopes Ferreira, ainda fizeram a plantação de centenas de árvores de diversas espécies, a maioria das quais ainda vão resistindo...
Há bastantes anos que se conta uma
picaresca história de um tal Touqueira, famoso charlatão de Azurara, dizendo-se
que tinha vendido o Monte de Sant'Ana...
E até recebeu.
E agora, o que aconteceu?
Será que o vil, escafedeu?...

a) Cereja
.

Anónimo disse...

Quadra do ROMANCE DE VILA DO CONDE,
de José Régio.

a) Cereja