02 agosto, 2010

HIPPODROMO

O senhor Albino, aqui conhecido por "Cereja", teve a amabilidade de me enviar esta foto de Carlos Adriano, e que representa um cartaz publicitário a uma corrida de cavalos, no local conhecido por Blodromo.
Tenho esta foto (não recordo se já aqui a mostrei), mas esta está enriquecida pelos comentários feitos por Artur do Bonfim.
Como podem ler o que está escrito no verso da fotografia, ele nos dá conta que tal acontecimento terá sido realizado por iniciativa do Sr. Conde de Margaride, e que terá acontecido por volta dos anos vinte.
O "Cereja chamou-me à atenção, das palavras que aqui aparecem com letras repetidas, e, fazendo uma pequena pesquisa, concluí que em vez dos anos vinte como aqui está referido , eu apontaria para dez anos antes, porque é sabido que em 1911, no seguimento da Implementação da República, foi levada a cabo uma profunda reforma ortográfica - a Reforma Ortográfica de 1911 - que alterou o aspecto da língua escrita, e assim, aproximando-a da actual.
Isto , em nada altera o parecer do senhor Artur do Bonfim, pois não sei quantos anos decorreriam, até que as pessoas se habituassem ao novo estilo de escrita.
Já agora, aproveito para vos dizer que não farei esforço algum para acompanhar esta reforma actual, pois gosto do estilo que temos, e penso que ainda não aprendi o suficiente a escrita a que nos habituamos nas últimas décadas, para agora estar a aprender outra.

5 comentários:

Faria Correia disse...

As corridas de cavalos apareceram em 1926, num Velodromo improvisado. Nunca poderiam ser anteriores a 1911, dado que as pimeiras moedas de "escudo" são de 1914, 1915 e 1916, todas em prata, muito embora as de 10 centavos tenham surgido em 1915, as de 20 centavos em 1913 e as de 50 em 1912, todas elas no dito metal.
As notas em escudos são de 1913 e posteriores. Quanto à corrida de cavalos leia-se os "Democrático" nºs 640 e 641, que se referem a uma corrida em 11 de Setembro de 1926, com a participação do Centro Hipivco do Porto.

Faria Correia disse...

Em complemento ao já dito, aproveito para emitir a minha opinião ao "desacordo desortográfico", que desmioladamente nos querem impor.
É incompreensível que a Lingua Portuguesa se veja amesquinhada por regras que nada representam duma herdeira directa do Latim.
A Lingua é nossa e dela não devemos abdicar, sem cairmos num lodaçal sem critério nem história. Mas este não é caso único; há infelizmente muito mais a dizer quanto a outras vertentes.

José Cunha disse...

Humberto, parece que os nossos antepassados, também, tal como nós hoje, não gostaram lá muito do acordo ortográfico, embora, aqui e ali, já não repetissem as letras a partir de 1911.
E pronto, ficamos a saber que estas corridas foram realizadas a partir de 1926.
Obrigado Humberto.
Simplesmente por curiosidade, vê se nessas moedas e notas, aparece alguma palavra com a repetição de letras.

LS disse...

Existem anúncios de uma corrida anterior,no ano de 1921.Será,por isso,equívoca a alusão ao ano de 1926.Quem tiver melhor documentação poderia ajudar.

LS

José Cunha disse...

Seria óptimo!
Obrigado LS .