24 novembro, 2008

A PONTE DE BETÃO.








COMEÇOU A SER DESMANTELADA A PONTE METÁLICA:
.
Construída há 80 anos pelo arquitecto Augusto Barbosa ( morto por uma faísca poucos dias antes da inauguração 26 de Setembro de 1893 ) a ponte metálica que ainda há poucos dias ligava Vila do Conde com Azurara, está a ser desmantelada para no seu lugar se implantar outra em betão armado, e que será a sétima a ligar as duas margens.
Na margem esquerda, entre o nó e o «Alto de Azurara» a E.N. 13 está a passar por beneficiações.
Estão practicamente feitos os cortes que visam uma maior largura e doçura nas curvas. Em breve os trabalhos começarão na margem direita, estando previstos o alargamento da Avenida José Régio, cortes entre esta e a Rua 5 de Outubro, fazendo desaparecer um terreno de gaveto, e também o alargamento do troço norte desta rua à custa dos terrenos do mercado municipal que levará mais um piso para suprir o terreno alienado...
.
Excerto do publicado na Renovação em 1974.
.
Nota - As fotografias que aqui vemos publicadas, penso retratarem a sequência dos acontecimentos, pena é, que a última esteja em tão mau estado.


2 comentários:

José Cunha disse...

A memória já me está a atraiçoar, porque estou em dúvida se era a esta ponte provisória, que dizíamos ser de "engenharia militar".

Anónimo disse...

Este blog com fotos antigas é um testemunho histórico fantástico.
Parabéns.