19 setembro, 2008

PONTES DA DOCA



Li no Boletim da C. M. de Vila do Conde que, em 1904 - «O Ministério da Marinha solicita ao das Obras Públicas que seja reconstruída a Ponte da Doca desta Vila».
Assim, ficamos a saber que,antes desta data, terá existido uma outra ponte e muito provávelmente em madeira.

10 comentários:

Anónimo disse...

Segundo nos conta o Cmt Joao dos Reis nas suas notas" COISA DO PASSADO-GENTE HUMILDE" pelo ano de 1838,os pescadores Vilacondenses,como era costume, reuniam-se no parapeito do Socorro a contar das suas experiências de navegação e de pesca quer nos nossos mares quer pelas Américas e nos mares da Terra Nova,apreciavam e discutiam também sobre a contrução da doca e do cais novo que se contruia da doca em direção ao "pevido",hoje onde se situa a antiga seca do bacalhau.Não conseguimos é saber pelo Cmt João dos Reis se foi ali construida alguma ponte na mesma altura.
NOTA-Essa ponte da doca veio substituir a antiga ponte de madeira, a ponte de Santiago,localizada mais a norte,sobre aluviões, que ligava a calçado do Socorro ou de Santiago,á igreja do mesmo nome localizada no mesmo local onde hoje se encontra o pavilhão do ténis e das antigas escolas
ACARMO

José Cunha disse...

Obrigado Carmo, pela ajuda

Anónimo disse...

Nasci e cresci na Doca.Vivi toda a minha infância na calçada de Santiago.Por força da vida vivo neste momento em Esposende, no entanto não me esqueço das minhas raízes e do orgulho que tenho em ser Vilacondense, mas não posso deixar de criticar o "inteligente" que teve a "feliz ideia" de alterar aquela que era a ponte na "nossa doca".Tanta modernice foi no que deu...hoje temos ali um Elefante Branco.Até me dá pena de cada vez que ali passo e me confronto com um monte de ferro velho no lugar da ponte de cimento em que tantas vezes brinquei nos anos 70.Um abraço a todos os vilacondenses, ao obreiro deste blog e principalmente a todos aqueles que partilham da minha saudade. Américo Magalhães (Méquinho) - Bisneto, Neto, e Filhos dos Méquinhos de Vila do Conde

fangueiro.antonio disse...

Partilho completamente a opinião de Américo Magalhães sobre o porquê de um "trambolho" ferrugento em lugar da bonita em estilo antigo ponte. Alguém ganhou uns bons trocos com a obra, entre várias outras nos últimos anos e que tão modernas são. Obras horrivelmente mortas e sem beleza nenhuma, sem nada a contemplar.

Atentamente e também com muitas saudades de Vila do Conde,

www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

No seguimento daquilo que dizem os
amigos Américo Magalhães e o António Fangueiro, na devida altura,
e pessoalmente, chamei a atenção do
vereador do pelouro e do ainda presidente da Câmara, para a gravidade que seria aquele atentado
contra o nosso património, ao
destruirem aquela Ponte tão bela e CENTENÁRIA, conforme comprovativo
existente na Câmara Municipal, como era a Acta das Sessões de 13
de Junho de 1904.
Portanto, sobre isto, estou como
alguém disse:
-PIOR QUE A BURRICE,
-SÓ A CASMURRICE!...

Cereja

MPaiva disse...

A anterior ponte era, de longe, mais bonita e mais elegante do que aquela que foi recentemente construída.
A única vantagem da actual é a eliminação dos degraus que existiam.
De qualquer forma, considero que foi uma má medida substituir aquela ponte centenária.

Anónimo disse...

Esbanjando-se assim o dinheiro, a torto e a direito, despois ele não
chega para aquilo que é essencial,
como é o caso dos esgotos que
continuam a ser lançados a céu
aberto para o rio e sobretudo para
o mar, nas praias das Caxinas, ou melhor
da Poça da Barca.
E já lá vão mais de 30 anos de
sucialismo.
Para quem gosta tanto dos Caxineiros (leia-se votos dos ditos)
até nem está mal.
Maio

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Apetecia-me escrever umas coisas acerca dos ainda esgotos na praia onde cresci e jamais me esquece que tanto gosto pelo mar tinha, nem queria saber se era água limpa ou porca. Ainda hoje tenho o cheiro e a sujidade da água na memória.
Embora o blogue que escrevo pareça ter carácter político, não passa de muito gosto pelo mar e pelas gentes que mantêm o "socialismo" há 30 anos no poder e mais mereciam feito pelo pedaço de Vila do Conde que (ultra)desenvolveram em cima de dunas. Por essas e por outras merecia o estatuto de freguesia, mesmo vila, mas essas são outras políticas... .
Caro carioca, continue a deliciar-nos com as suas fotos e histórias da bela Vila do Conde e não só.

www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Esta foto da histórica Ponte, onde se vê uma senhora com uma menina, foi editada pela Fábrica de Cordoaria Quintas & Quintas, da Póvoa de Varzim, num daqueles
belos calendários que então editavam anualmente nos anos 50/60.
Rui

José Maria Novais disse...

Lamento que a antiga ponte sobre a doca tenha sido destruida. Com efeito, aquela que a substituiu, na minha opinião, é uma aberração! De facto, a antida ponte deveria possuir uma protecção, ou seja, um corrimão para auxiliar quem nela atravessasse a doca. Mas não era preciso ir tão longe na falta de gosto.