
Fotografia posterior a 1972 (o Palácio de Justiça já estava concluído), e ainda não tinham começado as obras do que chamamos, "Alamedas". Para sul deste muro que se observa do outro lado da estrada, existia um campo que se chamava de - O campo do Fraga - e que ficava uns metros abaixo do nível da rua, e se estendia até um outro terreno (na altura murado) e onde hoje está a Praça D.João II.
Recordo que em noites quentes de Maio a Setembro, e eu ainda miúdo, costumava debruçar-me no muro para ver uns metros abaixo, pirilampos, e que me causavam admiração, pois emitiam uma luz esverdeada fosforescente.
Mais tarde, e talvez nos poucos anos que se seguiram à toma desta fotografia, comentava-se nas mesas dos cafés que tal sítio daria um excelente parque de estacionamento subterrâneo para automóveis. O terreno já era baixo, e o único (?) problema era a linha de água que o atravessava, mas certamente não seria problema para os engenheiros. Cobrindo o espaço, poderia nascer iguamente um jardim, ou outro qualquer espaço de lazer.
Assim me lembro do que se comentava na altura.