É curioso reparar que este pescador de Vila do Conde, foi fotografado por Emílio Biel há muitos anos atrás, duas vezes no mesmo dia, e toda a sua postura é quase idêntica. Compare-a com a fotografia abaixo.
Se bem analizarmos, estas belas fotografias foram feitas no mesmo dia, à mesma hora e quase no mesmo minuto. Só mudam as mãos. Como referência tome-se o velhinho Matadouro Municipal, a servir de fundo. Neste lugar, onde muitas lavadeiras íam lavar a roupa, e um dia salvei uma irmã de morrer afogada. Quem não se lembra dos grupos de caxineiros que durante o Verão para ali vinham tomar banho (com sabão), porque, nesse tempo, casas de banho era um luxo, apenas acessível a uns tantos?
Deste lugar, há uma outra fabulosa imagem das Azenhas, com o Monte de Sant'Ana ao fundo, que julgo ainda existir no vélhinho Museu Soares dos Reis. Simplesmente fabulosa.
a) Cereja
Post Scriptum: Este fim de semana, com a realização do I Congresso sobre o Património Industrial, em Vila do Conde está a acontecer Cultura a sério. Depois de tanta "pimbalhada", também já merecíamos...
E o "gorro" também tombou. Estas fotografias dão-me um particular gozo em as mostrar, pois, por vezes, só por acaso é que descubro que são diferentes. Quanto ao local, não tinha conseguido identificar. Obrigado "Cereja". Quanto á "CULTURA A SÉRIO", assim é. Vai devagar, mas Vila do Conde está a "mexer-se" em diferentes áreas, mas só lamento que o "arquivo fotográfico" esteja um pouco parado. Dentro de dez a vinte anos, toda a informação que se encontra nas fotos de Joaquim e Carlos Adriano se irá perder, pois as pessoas que ainda hoje podem identificar algum local ou acontecimento, já terão falecido, e os vindouros irão ter enormes dificuldades em descrever muito do que então estarão a ver.
4 comentários:
Boas.
Realmente extraordinário duas fotos do mesmo pescador e ambas editadas em postal. Terá sido porventura bem conhecido este pescador.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Se bem analizarmos, estas belas fotografias foram feitas no mesmo dia, à mesma hora e quase no mesmo minuto.
Só mudam as mãos.
Como referência tome-se o velhinho
Matadouro Municipal, a servir de fundo. Neste lugar, onde muitas lavadeiras íam lavar a roupa, e um dia salvei uma irmã de morrer afogada.
Quem não se lembra dos grupos de caxineiros que durante o Verão para
ali vinham tomar banho (com sabão),
porque, nesse tempo, casas de banho era um luxo, apenas acessível a uns tantos?
Deste lugar, há uma outra fabulosa
imagem das Azenhas, com o Monte de Sant'Ana ao fundo, que julgo ainda existir no vélhinho Museu Soares dos Reis.
Simplesmente fabulosa.
a) Cereja
Post Scriptum: Este fim de semana,
com a realização do I Congresso
sobre o Património Industrial, em
Vila do Conde está a acontecer
Cultura a sério.
Depois de tanta "pimbalhada",
também já merecíamos...
E o "gorro" também tombou.
Estas fotografias dão-me um particular gozo em as mostrar, pois, por vezes, só por acaso é que descubro que são diferentes.
Quanto ao local, não tinha conseguido identificar.
Obrigado "Cereja".
Quanto á "CULTURA A SÉRIO", assim é. Vai devagar, mas Vila do Conde está a "mexer-se" em diferentes áreas, mas só lamento que o "arquivo fotográfico" esteja um pouco parado. Dentro de dez a vinte anos, toda a informação que se encontra nas fotos de Joaquim e Carlos Adriano se irá perder, pois as pessoas que ainda hoje podem identificar algum local ou acontecimento, já terão falecido, e os vindouros irão ter enormes dificuldades em descrever muito do que então estarão a ver.
7 diferenças separam estas duas fotografias...
Enviar um comentário