---------------------------------------------------------
Neste ano de que tratamos, da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1838, reinava em Portugal, Sua magestade Fidelíssima a Rainha D. Maria II, filha do Rei Soldado.
Este quando fora da sua empresa de desembarcar na costa portuguesa para expulsar o seu irmão D. Miguel, Rei legítimo e absoluto, à antiga portuguesa, tentara desembarcar em Vila do Conde, mas a guarnição do forte de S. João Baptista e a oposição do brigadeiro legitimista, José Cardoso de Menezes, fez com que fosse tentar o feito em outra parte, que foi em Pampelido, mais a sul.
Uma pirâmide ainda hoje existente e que era uma das que estavam colocadas na entrada da ponte de pedra caída, pela acção do temporal e má construcção dos alicerces, do lado de Vila do Conde, comemora o feito dos legitimistas.
Esta pirâmide, a que dão o nome de Memória está colocada entre o Castelo e a Capela de Nossa Senhora da Guia, junto à praia. Além dos insultos dos tempos e dos homens, o fogo do Céu já lhe arrancou a esfera armilar que tinha no seu cimo. Dizem que teve uma lápide com quaisquer dizeres, mas nunca a conheci, só agora, 1951 é que a vi, colocada ou mandada colocar pela Cãmara Municipal, naturalmente coisa nova.
Esta mesma Câmara, com gente de outa época, em 1838, requereu, em virtude das reclamações dos povos interessados, a retirada do rio, das pedras que tinham pertencido à ponte caída, e entulhavam o mesmo ; formoso Ave, e iam-no enchendo de bancos de areia, para gáudio dos amantes da natação.
A retirada da pedraria, produzia dois efeitos muito apreciáveis; permitia a livre passagem das águas, dando-se o desassoreamento, e contribuia para a construção do cais em projecto.
Sua Magestade, dando permissão para a retirada das pedras, recomendou com instãncia que primeiro se levantasse o paredão na entrada da barra.......
COISAS DO PASSADO-GENTE HUMILDE.
notas por JOÃO DOS REIS.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Mais uma das 7 MARAVILHAS DE VILA DO CONDE: a desmontagem e mudança da "PIRAMIDE" 6 metros para sul...
Mario
Mário, fale-nos dessa deslocação de 6 metros para sul.
Eu, nada sei acerca desse assunto.
ZC
Quando do ùltimo arranjo da zona
envolvente do Forte de S.João, por algum daqueles estranhos caprichos dos responsaveis, resolveram
desmontar a Memória do lugar onde estava para a implantar meia duzia de metros (ou menos)a seguir...
E depois os dinheiros não chegam.
Pudera!
Mario
Enviar um comentário