09 janeiro, 2007

Arqueologia Aeronáutica

Aqui ficam mais dois exemplos de aviões que ,teimosamente,insistiam em aterrar nos lugares menos apropriados.
Curioso que,depois disto tudo,ainda aparecesse em Vila do Conde alguém a querer ser piloto !
O pequeno avião de cima é (era) um AISA 11B do Ejército del Aire,de Espanha,que foi forçado a uma aterragem de emergência no dia seguinte (1 de Julho) ao Festival Aéreo de Pedras Rubras,em 1957.Consta que o motor deixou de colaborar.
O hidrovião,difícilmente visível a aterrar no rio Ave, é um CAMS 37,pertencente ao Centro de Aviação Naval de Aveiro.A cena passa-se em 1935,no mesmo ano em que estes estranhos aparelhos foram abatidos ao serviço.
Vá lá saber-se porquê.

O Airacobra P-39 descrito na postagem "Aterragem de Emergência",teve finalmente a sua verdadeira história.Segundo o Comandante José Vilhena - investigador e historiador aeronáutico- este aparelho era tido como tendo aterrado em Espanha e sido,depois,entregue a Portugal.Pelo menos é isso que consta no Air Force Historical Research Agency ,dos E.U.A.,relativamente ao número de cauda do avião.

Outros investigadores portugueses partilhavam também essa opinião.

Sabe-se agora que estavam todos errados.

José Guedes

3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante a história dos aviões acidentados em Vila do Conde. E essa do Airacobra, de onde vinha o avião, sabe-se? De onde vinha e para onde ia...
Quanto ao facto de os "mincanos" darem o avião como tendo aterrado em "Spain", é normal... presumo até que eles nem sabem que os Açores pertencem a Portugal...
Continue o bom trabalho!

Anónimo disse...

Se o senhor Gilbert se tivesse dado ao "incómodo" de ler o post sobre os Airacobra ("Aterragem de Emergência")já saberia de onde vinham e para onde iam os aviões.Assim,faço birra e também não digo...
Prontos !
Z

Anónimo disse...

Mas afinal, este não era o avião do Bernardo?...