Nome da exposição dedicada ao Doutor Zé-Zé, alcunha carinhosa como o povo de Vila do Conde em geral e o das Caxinas em particular tratavam o médico José Maria Pereira (1910-1999) que a todos assistia e que se recusava levar dinheiro pelas consultas às pessoas pobres, que eram a esmagadora maioria, referiu o sacerdote monsenhor Domingos Araújo.
.
FONTE - Excerto do pubicado no "Diário do Minho" de 5 de Agosto de 2011.
3 comentários:
Boas.
Este médico faz também parte do meu imaginário de criança, pois lembro-me de várias vezes ser referido o seu "nome" Doutor Zé-Zé, pela minha mãe, que julgo, me levou a ele nos meus primeiros anos de vida. E realmente não levava dinheiro a quem pouco tinha. Sem dúvida uma referência local. Que descanse em paz.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Durante o serviço (em 1975) vim a casa - por pouco tempo - e tive de ir logo a um médico para tirar um certificado médico para a carta de condução.
Como nesse tempo mal se ia ao médico, então fui ao mais próximo de mim que erá precisamente o dr. Zé-Zé.
Examinou-me, passou respectivo atestado, saí do consultório e quando foi para pagar a consulta, a funcionária diz-me que não era nada !!!
Fiquei abismado a olhar para ela, disse obrigado e saí. E no entanto eu podia pagar, (felizmente).
Hoje, é o que se vê. Fui a uma consulta para um familiar, e nem 10 minutos de consulta foram 110 euros, só por o médico dizer duas coisas - que nem serviram para nada.
(António Fernandes)
Enviar um comentário