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Esta foi a última prova em circuito neste ano de 1952, e estava ao rubro o duelo entre Vasco e Casimiro.
Numa prova que marcou a inauguração da nova pista de Vila do Conde ( Circuito grande - 4.557 m ), e que foi realizada num sábado, a expectativa residia no duelo entre Vasco e Casimiro, algo que não chegou a acontecer nas corridas anteriores devido aos problemas que o piloto de Braga conheceu no seu Ferrari 225 S.
Sameiro partiu para esta prova com a intenção primeira de a terminar, em 2 ou 3, pouco importa, o necessário era mesmo acabar a corrida, segundo referiu em entrevista ao jornal "O Volante".
Logo na partida, Casimiro saiu mais rápido (tinha feito o melhor tempo nos treinos), e Vasco assumiu logo de início uma toada cautelosa, numa táctica premeditada. Logo á 2 volta Casimiro fez a volta mais rápida da corrida 1,50. 98 à média de 147.825 Km/h, quando Casimiro abandonou a prova na curva das Caxinas, com o motor partido do seu 225S, desta forma e numa espécie de inversão da história, Vasco Sameiro herdou agora o 1 lugar e manteve-o até ao final.
A luta era animada mais atrás, entre Mascarennhas e Nogueira Pinto (340 America, ex Casimiro) pelo 2 lugar, no final, Mascarenhas no outro 225 ficou em 2, a cerca de 2 minutos de Sameiro.
Finalmente Vasco Sameiro vence uma prova em 1952 à média de 143.528 Km/h e embora desistindo, Casimiro fez a volta mais rápida a 147,.825Km/h.
Um jornal da época fala da "reconquita de Vasco sameiro para o automobilismo" e tal como referiu Sameiro no final da prova : "Estou radiante, mas lamento que o Casimiro tenha desistido. Eu sinto que vale mais um 2 ou 3 lugar com luta, do que um 1 sem adversários. Esta prova fez-me bem".
Vasco Sameiro era um dos pilotos mais populares na época, e na volta de honra os muitos espectadores presentes não se cansaram de gritar: VASCO ! VASCO! VASCO!
No final, casimiro foi ter com Vasco dando-lhe um forte abraço, algo que apesar dos azares, Vasco também fez com Casimiro nas provas anteriores, e a multidão aproveitou para os saudar em conjunto.
3 comentários:
No jornal RENOVAÇÃO de 4 de Outubro de 1952, e cujo administrador era o senhor Artur do Bonfim, tem também um artigo dedicado a esta corrida, e da qual destaco estas palavras :
O PAÍS ACABA DE SER DOTADO DA MELHOR E MAIS RÁPIDA PISTA DE CORRIDAS DE AUTOMÓVEIS. (ponto final )
Sem dúvida que, nessa altura, não se pensava no autodromo do Estoril.
No quadro das pistas urbanas, e é disso que estamos a falar, hoje, dir-se-ia:
"O País acaba de ser roubado da melhor e mais rápida pista de corridas de automóveis".
(ponto final, e não há mais paragrafo).
Legendando: Portanto, será de concluir que este carro com o nº 1, que aqui vemos a ser empurrado, a Norte do Bairro e da Casa dos Pescadores, era do Casimiro Oliveira?
a) Cereja
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