Mas, em 2007 quando vos falei da fábrica de cocolates «MÉTÉOR», que tinha estado onde hoje é a Farmácia Vital, contou-me então o senhor Artur do Bonfim, que a seguir à saída desta fábrica deste local, nele se terá instalado a «IMPERIAL».
Procurei saber junto de elementos que trabalham na fábrica (que a casa comercial da minha família é cliente desde que me conheço), mas nada sabem me dizer, adiantando-me sómente aquilo que todos sabemos, - que a actual fábrica, hoje sediada em Azurara, chegou aí no ano de 1969 - .
Será que antes de 1932, a fábrica começou a laborar na rua de S.João, para logo de seguida ir para a Praça Velha?.
.
Era esta a resposta á minha pergunta na mensagem anterior.
5 comentários:
Sei ter feito parte do grupo de trabalhadores da fabrica na praça velha, o Sr Justino Ferreira,pai do nosso amigo Dr Pacheco Ferreira. Não sei se estará na foto.
Se me desculpam, há aí uma certa confusão. A antiga Casa de Antero situa-se na Preça Velha, hoje Largo Antero de Quental. A Fábrica de Chocolates Imperial, situou-se na Rua General Lemos.
Estarei certo?...
Olá Humberto.
Tu, que és conhecedor destas coisas da nossa terra, diz-nos onde, a poente, começa a rua General Lemos.
Gostaria que tu desenvolvesses mais este tema - a Fábrica de Chocolates Imperial - , e não se ela estaria mais á direita ou esquerda,.......mas estou certo Humberto, tu terás coisas bem mais importantes a contar-nos acerca desta fábrica.
Sei ter feito parte do grupo de trabalhadores da fábrica, na Rua General Lemos, o antigo guarda-redes do Rio Ave, o Sr. Cândido Fontes, que era pai do nosso amigo Carlos «Pinta Ratas».
Não sei se estará na foto...
Quem por certo saberá identificar algumas das pessoas que estão nestas fotos, será o amigo A. Carmo, através de sua tia Alcina Ferraz,
operária da Fábrica de Chocolates nos anos quarenta, antes de casar com o Rodrigo Quinota, meu afastado parente.
Quanto à data da transferência para Azurara, se o meu tempo não me engana, teria sido durante o período de férias do ano de 1968.
Então, muito trabalhei.
a) Cereja
-ps: Neste ano de 2010, agora prestes a findar, no Lar da Ordem Terceira de S. Francisco, faleceram as nonagenárias D. Donatilia Morais e D. Amélia Coutinho, antigas operárias na MÉTIOR, do tempo dos Franceses, então sita no edifício da agora Farmácia Vital.
Com elas, foi-se todo um manancial...
.
Enviar um comentário