.
Semanas atrás, por ocasião do REVIVAL-VILA DO CONDE, tive o prazer de conhecer Ernesto Neves, nome importante do automobilismo nacional nos anos setenta.
Foi com este carro, um LOTUS 62, que nesse longínquo ano de 1970, ele conquistou a TAÇA DR.JOSÉ DA SILVA RAMOS (Turismo Especial) com a média de 121.460 Km/H, e numa outra prova a TAÇA CÂMARA MUNICIPAL (Fórmula Ford) com a média de 132.942 Km/H.
A rua que vemos na foto, chamava-se por essa época Av. Ferrol Del Caudillo (hoje, Av. do Ferrol), e, talvez o mais importante a anotar, é que por esse ano inaugurava-se o novo traçado da pista, começando os vilacondenses, e os forasteiros, a animarem-se com o espectáculo que os corredores davam nos "SS".
6 comentários:
Vemos,ao fundo/direita,um prédio que já não vemos.Porque não vemos,vamos a direito ao fundo?
Em posse da foto, o amigo Cunha será capaz de nos garantir que o senhor guarda da PSP, não é o falecido Xico Polícia?
A mim, parece-me ser ele, na curva do
extinto Praia Azul.
a) Cereja
ps: para que se saiba, congratulo-me com o facto de ter sido um dos que, de ferramenta na mão, ter feito a eliminação..."Del Caudillo".
.
Esta fotografia, tal como qualquer outra, evocativa do Circuito Automóvel, faz-nos meditar sobre o que Vila do Conde tinha e hoje não tem. Em 10 de Maio de 2000, em separata d'O Primeiro de Janeiro, lia-se "O circuito faz parte da nossa afirmação como cidade"... O circuito existia desde 1931, e em 2002 desapareceu. Porquê?!...
Por vontade dos verdadeiros vilacondenses?... Certamente que não.
Sabe "Cereja"?!
Quando olhei para a fotografia, a primeira coisa que me chamou a atenção, foi precisamente o "Xico Polícia", tal é a semelhança. É a altura, o físico, a postura....realmente tudo indica que seja ele.
Respondendo ao Humberto, diria que não foram só os vilacondenses, a entristecerem-se com a "eliminação" do circuito.
Teriam havido fortes razões, talvez projectos de longo prazo que irão ser executados, mas, em toda a verdade, nós, que cá habitamos e amamos este cantinho...."NÃO GOSTAMOS"!
Ao ver esta fotografia, lembro-me com muitas saudades das tardes bem passadas numa varanda perto do sítio em que esta fotografia foi tirada.
Muito obrigado pelas miniaturas, são fantásticas!
Grande abraço!
Obrigado Miguel, e aparece mais vezes!
Enviar um comentário