28 janeiro, 2011

HOTEL DOS BANHISTAS.

Villa Josephina (antigo Palacete Mello)
cliché de J.Adriano.
Villa Josephina - O Salão Nobre
cliché de J. Adriano.
.
Conversando com o Faria Correia, disse-me ele, que este hotel conhecido como "Hotel dos Banhistas", foi inaugurado em 1887, e pertencia a Joaquim Luís de Sousa, situando-se na rua Bento de Freitas, (hoje número 462), ou seja, no Palacete Melo.
Disse-me também, que este hotel provisório encerrou com a abertura do Hotel da Avenida, do qual já aqui falamos.
.
NOTA - Dissemos acima , que este hotel foi inugurado em 1887, e, curiosamente, foi nesse mesmo ano que faleceu Bento de Freitas.
Sabia que foi Bento de Freitas, médico, que recomendou a Camilo Castelo Branco os ares marítimos da nossa Vila do Conde, como paliativo para os seus padecimentos nervosos ?

4 comentários:

Anónimo disse...

Amigo José Cunha:

Chamo-me Francisco Brandão e fui teu colega no Col.S.José em 1965/66. Dou-te os parabéns por este magnifico blog que é uma autentica pérola para os vilacondenses de coração. Já aliás tinha "postado" há uns meses atrás a proposito de uma fotografia da praia de Vila do Conde em que consegui identificar alguns "banhistas" de sempre e da chamada "praia da frente".
A propósito deste antigo hotel(?) (só sabia que tinha servido também como colónia balnear )porque se chamará Palácio Mello? Abç vilacondense e felicidades para o blog que vejo diariamente.

José Cunha disse...

Teu pai é juiz, e nesses anos estavas "acabadinho de chegar de Lisboa" !
És tu ?

Anónimo disse...

É verdade. Praticamente nunca vivi em Lisboa. Sempre passámos ferias em Vila do Conde e quando fomos viver "a tempo inteiro" para Vila do Conde vinhamos de V.N.Famalicão ( os juizes são ou eram saltimbancos...). O meu Pai passou a ser juiz no Porto e assim resolvemos o "problema" das férias. Em 1977 pq todos os filhos estavam a estudar no Porto mudámo-nos definitivamente para o Porto mas quer eu quer o meu Pai mantemos 1 andar no jardim de Vila do Conde.
Curiosamente és das poucas pessoas de Vila do Conde com quem nunca mais me encontrei. Mas os blogs resolvem estas situações...
Gd abç

FBrandão

José Cunha disse...

Um dia que estejas por cá, avisa-me.
Dois dedos de conversa será interessante, pois para quem esteve "tão próximo" nesses anos, rápidamente colocaremos "em dia" as nossas vidas.
Faz isso por favor.
Abraço.
JCunha.