22 dezembro, 2010

A Classe São Gabriel foi uma classe de cruzadores ao serviço da Marinha Portuguesa. Os dois navios da classe, são o São Gabriel e o São Rafael, eram conhecidos por os ANJOS.
Os navios foram encomendados aos estaleiros franceses de "Le Havre" no âmbito do programa de reequipamento da Marinha Portuguesa da transição do séc XIX para o séc XX.
Foram os primeiros navios portugueses a terem instalado um sistema de comunicações TSF.
Entre os anos de 1909 e 1910, o São Gabriel tornou-se o primeiro navio português a efectuar uma viagem de circum-navegação.
O São Rafael foi perdido por acidente, depois de ter encalhado na foz do rio Ave em 21 de Outubro de 1911. O São Gabriel manteve-se em serviço até 1924.
.
NOTA- Coloquei aqui esta foto, pois curiosamente tem um erro, já que menciona o rio Douro como local do acidente, em vez do rio Ave.
A fonte a que se refere a fotografia, é de um fantástico "blog" sobre barcos, mas lá procurei a foto sem resultados.
E assim, fecho o capítulo São Rafael.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com a devida vénia, e contráriamente
à afirmação do "Carioca", permito-me sugerir o não «fecho do capítulo São Rafael».
A título de exemplo, atente-se na leitura desta fotografia.

Para o ano faz um século que tal aconteceu.
...E Vila do Conde ainda não esqueceu.

a) Cereja
.

José Cunha disse...

Boa ideia "Cereja",pois seria óptimo uma comemoração, uma exposição talvez, mostrando as fotos da época, bem como textos colhidos aqui e ali.
Mas, quando digo fecho do capítulo, é porque quero procurar outras coisas que desconheço.

Anónimo disse...

Bela e inédita e esta imagem, que julgo até
ora ser ignorada em Vila do Conde.
Porque vou procurando saber coisas deste navio, desafortunadamente ligado à Terra que nos viu nascer, e neto de alguém, que, dentro das suas possibilidades, colaborou com as pobres vítimas do naufrágio, possuo imagens do bota-a-baixo do
S. Raphael nos estaleiros franceses do Havre.
Quanto a esta fotografia, gostaria de a ver com mais nitidez, na medida em que não consigo ver se é
uma ou duas as típicas BATEIRAS atracadas, e, entretanto, inglóriamente extintas em Vila do Conde, aí pelos anos cinquenta.

a) Cereja

ps: Quanto à colocação desta foto, que diz ter um erro, desculpe mas terá dois, porque se o navio se afundou em 1911, no postal não deveria constar «1911 - 1928».

Anónimo disse...

Errata: - Quando diziamos que no postal não deveria constar as datas de «1911 - 1928», queriamos dizer: «1898 - 1923», na medida em que o S. Raphael se afundou em 1911...
As minhas desculpas.

a) Cereja
.

José Cunha disse...

"Cereja", essas datas estão correctas, pois dizem respeito á classe das embarcações. Li isso aquando da pesquisa, mas já não recordo exactamente ao que se referiam.
Como sabe, na internet, a informação é imensa, e , claro, por vezes perco-me.