16 dezembro, 2009

VIDA ASSOCIATIVA.
.

Círculo Católico de Operários.

.

Continuamos no mesmo local da anterior postagem. A casa que víamos do lado direito da foto, era este interessante edíficio , que como sabem, era onde estava instalado o Círculo Católico. E, no livro de Artur do Bonfim, podemos ler esta interessante história :

Fui sócio efectivo do Círculo Católico de Operários, admissão que se verificou em 1934. É curiosa a maneira como entrei lá. Vou contar. Naquele tempo, custava 10 tostões uma viagem de carro americano que fazia trajecto para a Póvoa. Eu fazia recados e poupava o dinheiro, porque ia a pé, a correr com a roda de aro, depois arranjava bilhetes caídos no chão para comprovar o recibo... Um desses recados foi o de ir à Póvoa, à casa da família Magriço, dizer que tinha morrido a Dona Leopoldina, mãe do Mário Almeida, dono da loja de ferragens, onde eu era caixeiro. Ainda voltei lá outra vez. Foi assim que arranjei dinheiro para entrar no CCO, onde a jóia era de 5$00, e a cota mensal era de 50 centavos ( ou 5 tostões ). A sede antiga era uma casa ali ao fundo da rua que já se chamou de Coronel Alberto Graça, onde agora está o edifício da Alameda dos Descobrimentos.

Nesta colectividade, desempenhei vários cargos, chegando a ser Presidente,isto numa época bem difícil pela situação económica da casa, bem como pelas mudanças que se verificavam já nas novas mentalidades juvenis ...

Fiz parte do seu Grupo Cénico durante vários anos, e tive como companheiros de palco, na " Arte de Talma ", Álvaro Morais, Adroaldo Azevedo, Augusto Macedo, António Praça, Maria José Mesquita, Fernando Martins, Alcina Ferraz, Fernando Silva, e, como ponto, Luís Cura. Era ensaiador do Grupo o senhor Adão Coelho, que exercia o cargo de Cabo do Mar, na Capitania do nosso Porto. Foram levadas à cena, nessa época, as peças : As Pupilas do Senhor Reitor, A Flor da Aldeia, O Troca-Tintas,diversas comédias de bom humor e outras farsas teatrais.

Foi de minha iniciativa a comemoração do 50 aniversário do Círculo Católico, que teve a presença do Sr. Arcebispo de Braga, D. António Bento Martins Júnior, D. Domingos Fernandes, bispo da Guarda, Dr. Pinheiro Torres e outros, conforme se pode ver na "Renovação" dessa altura.


1 comentário:

Anónimo disse...

Daquela «carrada» de novos sócios
do Círculo Católico de Operários,
que na ocasião alguém os inscreveu
à pressa, a fim de votarem pela demolição do edifício, que daria lugar a lojas de artigos chineses e etc., quantos desses indivíduos ainda se manterão como sócios?
Quantos?...
Agradece-se a quem souber do seu
paradeiro.

a) Cereja

-ps: recordo que então, como sócio
que era, votei contra a destruição.