03 dezembro, 2009

O PONTUAL



A foto de cima, já aqui a tinha publicado, mas o António Fangueiro manda-nos da Polónia esta outra, com a particularidade de nos mostrar a proa do barco, que na anterior não conseguíamos ver.
E acompanha a fotografia, com o seguinte texto :

Ando a remexer nos arquivos fotográficos de Lisboa e veja o que encontrei. O iate Pontual, "made in Vila do Conde" sobre o qual escreveu recentemente.
Um abraço,
A.Fangueiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa, bonita, e de grande qualidade,
talvez inédita cá no burgo.
Provavelmente será trabalho de algum reporter fotográfica da imprensa lisboeta de então.
Qualquer dia, que se deseja não continue muito distante, quando o Arquivo Fotográfico de Vila do Conde, finalmente estiver funcional,
o Fangueiro e tantos outros nossos conterrâneos espalhados pelo mundo,
terão acesso a tantos outros legados do nosso rico património.

Franc

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Esqueci-me de referir sobre esta foto que o navio está no rio Tejo ancorado.
O Arquivo Municipal de Lisboa é o único que tem muito material e fotos disponíveis na internet para pesquisa e visualização. Com o meu enorme interesse pelos barcos antigos de Portugal, tenho imensa pena de não poder através de um computador, pesquisar também o do Porto, ou o de Vila do Conde, ou o da Póvoa, entre outros, pois sei que terão guardados muito do que procuro.
Há que aguentar a espera, ou lá ir no futuro pessoalmente. Mas julgo que a tendência é para se divulgar sempre e mais espólios históricos online, pois investigar em casa permite rentabilizar e cruzar informações rapidamente. Disponibilidade para ir investigar pessoalmente aos arquivos... só para quem não trabalha. Num pc pode-se investigar todos os dias.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt