20 julho, 2009





Era este o cartaz publicitário de que vos "falei". É grande, pois terá 8o/60 cm, e vendo com mais atenção, parece -me ver lá escrito 1947. Considero-o lindo, e faz-me lembrar, talvez pelo tipo de desenho, os belíssimos cartazes de S. João, que outrora se faziam.

A segunda foto, mais não é do que um ampliação em pormenor, da primeira, e , também , para focarem a atenção no "baldinho" e na , que ainda hoje, julgo, é a ferramenta de preferência das crianças, quando das suas idas á praia. O pormenor da pá ainda será mais interessante, pois além do cabo em madeira, a pá, própriamente dita, também o era, e que hoje quase será um objecto de colecção.

5 comentários:

Afonso Henriques disse...

e o pormenor da sombra? que cobre parte do balde e da pá, é de quem fotografou o cartaz ou do banhista que olha para o mar?
creio ser a segunda opção.

José Cunha disse...

Não Afonso, a sombra é minha. Desactivei o "flash", mas procurando este ou aquele espaço da casa, não consegui melhor.
Sempre gostei de fotografar, mas hoje, com estas novas máquinas, parte do "gozo" desapareceu, e quando tenho de o fazer, a preocupação, e quase vaidade, que antes tive, desapareceu, para dar lugar a uma mera informação disto ou daquilo.

Hugo Ramos disse...

Sr. José Cunha, cheguei a conhecer pessoalmente o D.Bernardo de Serpa Pimentel, pois a sua quinta em Gouveia é muito próxima da casa de uma das minhas avós... curioso como este mundo é pequeno!

Anónimo disse...

E depois daquele Cartaz dos Martelos de plástico, com que nos "brindaram" em Junho, que dizem agora destes, referentes à Feira de Artesanato?.
Gostarem?...

a) Cerejal

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Acabo de descobrir o cartaz da Feira de Artesanato deste ano.
O triste da actualidade no "design" é que deixou de se representar o óbvio do que se publicita, para pôr a transeunte a matutar sobre o que realmente está ali representado. E é assim cada vez mais por todo o lado, seja em estátuas, moradias, requalificações urbanas, logotipos de marcas e empresas, etc..., simplificação por todo o lado.
Compare-se com o óbvio cartaz antigo sobre as praias de Vila do Conde. Ninguém precisa sequer de 1 segundo de raciocínio, para saber o que lá está representado e ser atraído pelo que vê.
Só chateia "um bocadinho" são os honorários pagos a quem "desenvolve" estas artistices hoje em dia.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt