19 junho, 2009

"RENDILHADO DE FOLIA" preparado para o S. João de Vila do Conde.
.

Santo António já acabou e o S.Pedro ainda há-de vir. É tempo, agora, de festejar o S.João, não apenas no Porto ou em Braga, porque a mais "marítima" festa sanjoanina ocorre em Vila do Conde. A terra das rendilheiras já preparou um programa onde milhares de pessoas podem participar num autêntico "rendilhado de folia" em torno do padroeiro da cidade mãe de muitas das naus quinhentistas portuguesas.
Embora o programa indique o início das festividades para o dia 19, sexta-feira, certo é que os rituais festivos já começaram, ontem, na majestosa igreja Matriz de Vila do Conde, com o tradicional hastear da bandeira de S. João e a retirada da imagem do padroeiro do seu altar no templo para o andor da festa. Aí permanecerá o santo até ao final das festividades, no dia 24.
.
FONTE- ( DIÁRIO DO MINHO ).

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta "Fonte" do Diário do Minho, é na verdade, aquela que mais e melhor brota em prol da elevação e defesa do Património vilacondense, a pontos de fazer séria concorrência ao nosso Carioca da Vila.
Dita esta verdade, agora temos uma outra, nua e crua:
No que concerne ao CARTAZ DOS MARTELOS, com que anunciam a Festa de S. João, deste ano, deveriam avançar já,(e em força...), com a candidatura ao GUINESS BOOK como o mais feio de quantos até hoje foi possível imaginar em prol do Santo Padroeiro...
Que saudades dos cartazes do Artur Guimarães, do João Maria, etc, sem esquecer tantos outros, enviados aos ditos Concursos de Cartazes de S. João e acabariam no
caixote do lixo.
Talvez não fossem "dos nossos"...
Para...béns!

a) Cereja

Anónimo disse...

Oh meu S. João Baptista,
Oh meu Santo Marinheiro.
Levai-me da Poça da Barca,
Não aguento mais o mau cheiro!

(alusivo ao esgôto ex-libris local)