01 junho, 2009

CONVENTO DOS CAPUCHOS OU DA ORDEM TERCEIRA DE S. FRANCISCO, na freguesia de Azurara.





... Em relação à data da fundação do convento, a única certeza é da sua existência em 1518. Mais tarde veio a sofrer uma série de intervenções, nomeadamente o acrescento de novas celas. Em1834, também não escapou à fúria do "mata frades" e foi para hasta pública, tendo sido adquirido por um particular. O edifício do convento tem sofrido algumas modificações, incluindo uma torre, (a Torre do Monteiro) proveniente de uma casa de Vila do Conde, da mesma família. Mais tarde, a torre sofreu um acréscimo com semelhanças com a Torre Eiffel, que passou a ser uma referência para a navegação na costa. Há quem diga que tenha sido um guia, mas há também quem defenda que tenha sido causa de alguns encalhamentos. Certo é que o acrescento acabou por ser demolido.
Quanto à igreja, a sua padroeira é Nossa Senhora dos Anjos e não S. Francisco de Assis, como era suposto ser.
Nos últimos anos, o templo tem sido alvo de muitas obras de conservação e restauro, com destaque para o altar com relicários e para a recuperação do fantástico cadeiral no coro. Mas os responsáveis aspiram por outras intervenções.
A festa de S.Donato é especialmente concorrida pelos pescadores de Vila do Conde e não só.
.
FONTE- DIÁRIO DO MINHO (extrato)
.
NOTA- Pelas fotografias , demonstro que o acréscimo á semelhança da Torre Eiffel, terá vindo dos quintais onde hoje é a Praça JOSÉ RÉGIO, e talvez logo nas traseiras onde hoje reside a família do Sr. José Félix, mas para provar que a Torre (como diz o texto), terá vindo do mesmo local, terei que procurar as pessoas certas , para obter respostas concretas e exactas.
OU SERÁ QUE O QUE VEMOS NESSES QUINTAIS, SÃO A TORRE E O ACRÉSCIMO?

10 comentários:

José Guedes disse...

As coisas que tu descobres !!!
Já nada me surpreende , em Vila do Conde . Se um dia revelares que um sarcófago egípcio , com múmia e tudo , foi encontrado no Monte de Sant´Ana eu limito-me a encolher os ombros e a perguntar "porque não?"

Anónimo disse...

Esta torre vem descrita na monografia AZURARA de Bertino Daciano,Eugenio da Cunha e Freitas e P.Serafim das Neves, sobre as antigas marcas da barra, o seguinte:
...tambem por cima da torre da casa do Sr. Ezequiel Monteiro,existiu uma espécie de torre Eiffel,de ferro que chegou a andar anotada nos mapas de bordo de alguns vapores,como ponto de referncia das suas viagens.
ACarmo

José Cunha disse...

Obrigado Carmo.
Mas, quando a Torre era referência para os vapores, possívelmente seria já com ela do lado de Azurara, mas eu tento saber da "história" dela , ainda nos quintais, onde hoje é a Praceta José Régio.

Anónimo disse...

Quem poderá dizer algo mais sobre esta Torre, é o nonagenário Artur do Bonfim, o qual, entre outras coisas, diz que esta espécie de "Torre Eiffel" seria feita de barrotes de madeira, que apodrecendo a fizeram ruir.
Cumprimentos,

a) Cereja

José Cunha disse...

"Cereja", sinto sempre responsabilidade, quando emito alguma opinião, ou parecer, e, claro, ouvi sobre este tema o Sr. Artur do Bonfim ... e mais pessoas com idades semelhantes à de este senhor ... e dizem-me que seria de ferro... e com côr semelhante a estanho.
Como já aqui referi, estou a tentar entrar em contacto com um familiar do Sr. Monteiro, e, logo vos darei conta, da autenticidade do que vamos ouvindo.

Anónimo disse...

Quem me disse a mim,
Que tal Torre era de madeira,
Foi o Artur Bonfim,
Na passada Terça-Feira...

Cumprimentos,
Ser ou não cer,
Cereja

Anónimo disse...

Ezequiel Pizarro Monteiro era meu Avô. O meu Pai é um dos herdeiros da Quinta Santo António dos Capuchos e ainda é vivo. Vou tentar saber como é que é história da " Torre Eiffel ", apesar de estar muito esquecido. Eu acho que era em ferro mas não sei mais pormenores.

José Cunha disse...

Agradecia imenso essa informação.
Claro que este sítio, não passa de um ponto de encontro, procuro e contorno a autencidade dos assuntos, mas mais longe não deverei ir, por manifesto desconhecimento da maioria dos acontecimentos.
Tento sempre aproximar-me da verdade, de vez em quando procuro informações junto do Sr. Artur Bonfim, acontecendo a terceira vez a semana passada, exactamente por causa da "Torre", mas apercebi-me que este acontecimento ele não o terá vivido, pois o senhor Artur nasceu em 1916, e claro, não tem o acontecimento presente.
Inclusivamente, informei-o que a "Torre" estava nos quintais nas traseiras do Félix, pensando ele que a "Torre Eiffel" estaria na Praça da República.

Anónimo disse...

Outras "fontes" que eventualmente nos poderão dizer algo sobre isto, e muito mais..., são os também nonogenários vilacondenses, Carlos Costa e Antéro Gomes, meus antigos colégas tipógrafos, os quais, por inerência da sua profissão, sempre estiveram ligados aos orgãos de informação local, etc. e tal.
Cumprimentos,

Cereja

Anónimo disse...

Nota: onde diz: nonogenários, queria dizer: nonagenários.