05 junho, 2009

(Fotografia tirada por Bernardino em 1937)
.
1938 - Depois das obras de restauração levadas a efeito pela Direcçâo Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, é benzida solenemente pelo Snr. Arcebispo de Braga, e reaberta ao público, a Igreja de St. Clara.
.
FONTE - RENOVAÇÃO.
.
Concluo portanto, que por esta altura da toma da fotografia, as obras na igreja já estariam na parte final, embora faltasse ainda algum tempo, pelo que se vê na foto , para o mesmo acontecer ao edifício de St. Clara.
É bom, ter sempre algumas fotografias bem datadas, pois ajuda bastante quando se pretende datar outras, ou porque não se sabe em absoluto, ou porque nem referências existem.

2 comentários:

Afonso Henriques disse...

o mais interessante neste espólio é o ângulo de foram tiradas as fotografias. dão um olhar que complementa com as já conhecidas de outros fotógrafos. são mais peças de puzzles à nossa disposição.
olho para estas fotografias e sinto que vivi nessa época embora só tenha nascido décadas mais tarde. sinto-me presente quando olho para elas.
será que foram tiradas fotografias ao coreto da praça de são joão?

o livro das memórias do sr. artur do bonfim acaba com a frase "a morte de um idoso é uma biblioteca que se fecha" mas eu digo que "uma fotografia que se tira é um livro que nunca se fecha".

isto sim foi uma grande descoberta. viva a internet.

José Cunha disse...

Não sei Afonso Henriques, mas o Paulo (o brasileiro), prometeu-me que nos enviaria mais. Está trabalhando forte (como ele diz), com fotografias sobre a Amazónia, e logo mandará mais relíquias para nós.