12 junho, 2009




ANTIGOS TAPETES DE FLORES.
.
Um breve comentário ás fotografias.
São de muito fraca qualidade, mas servem como mostra de uma época. A primeira , data de 1950, e tem como curiosidade que nesse ano choveu , tal como este ano.
A segunda, de 1947, mostra-nos a rua Conde D. Mendo, acima do mercado, rua esta que nos últimos anos já não se vê o tapete. Alguém terá indicação das datas e em que ruas se fizeram os tapetes?
A terceira, e mais recente, é de 1960 na Rua das Hortas. ( como eu gosto de lhe chamar )


6 comentários:

Afonso Henriques disse...

olhando para a datas das fotografias (1947 - 1950 - 1960) chego à conclusão que a regra dos 4 anos nem sempre foi respeitada.
aconteceu em anos impares, passou para anos pares em 2009 voltamos aos anos impares.

onde é possível conseguir uma lista com todos os anos em que houveram tapetes de flores?

Anónimo disse...

"Lista com todos os anos em que houveram Tapetes de Flores", provavelmente não existirá, já que como outro dia se constatou no Colóquio cá realizado sobre o tema, o seu início perde-se na memória dos tempos.
Agora, elementos referentes a procissões do século passado, provavelmente encontrará
na Confraria do Santíssimo (se é que existe), ou na colecção da Illustração Vilacondense, jornal Renovação, etc. que se encontram na Biblioteca Municipal.
Quanto aos anos pares e ímpares, é um facto que a regra foi sendo alterada, pelos motivos mais variados, ou conforme as conveniências.
Há quem diga, e quem acredite, que a alteração da data da Procissão, em 2005, foi para coincidir com as
eleições municipais.
Acreditais?...

Cumprimentos,

a) Cereja


Há quem diga que

Afonso Henriques disse...

sei que houve um ano que por falta de flores adiou-se as festas para o ano seguinte mas tudo voltaria ao mesmo 3 anos depois. mas nada disso aconteceu. vejo então que é o que dá por a vaidade (o primeiro dos pecados capitais) à frente da fé.

e sei também estas festas em algumas ruas estão a tornar-se em montra de pecados capitais, pois fareja-se a vaidade e a inveja quando por lá se passa. até já é preciso chamar a polícia. nem o diabo faria melhor. aquele sentimento puro de dar o melhor de si foi substituído pelo sentimento de ter feito melhor e maior do que os outros.

e sim, já reparei que os tapetes coincidem com as eleições autárquicas. talvez em 2013 com outro cabeça de lista os tapetes sejam feitos mais lá para setembro ou outubro pois toda a ajuda poderá ser bem vinda.

Cereja falou e disse...

Corroborando aquilo que diz Afonso Henriques, na verdade não é a primeira vez que sei de graves quesílias entre moradores das mesmas ruas, e por causa da bajulação se fala em procura de "protagonismo", etc. e tal, para ficarmos por aqui...
Agora, a pontos de ser preciso chamar a Polícia, isso de facto, não lembraria ao Diabo...
Bem falou o Senhor Bispo de Braga, no Sermão desse dia, quando dizia mais ou menos isto:
Sim senhor, os Tapetes são muito bonitos, louva-se o trabalho e canseira das pessoas que neles trabalharam, mas nada disto vale para Nosso Senhor, se não for acompanhado de um verdadeiro Amor a Deus e ao nosso semelhante.
Clarinho como água...se não for do Ave!
Cumprimentos,
Cereja

Afonso Henriques disse...

amén.

p.s. a história da torre de babel diz alguma coisa?

Anónimo disse...

Infelizmente, a Torre de Babel não dirá nada a mais de 90% da nossa população...