01 abril, 2009

PARECE RENDA...

... mas não é. É a réplica da caravela "BOA ESPERANÇA" , a três meses do bota-abaixo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-Abundava a madeira de pinho e carvalho nas matas das redondezas para montar quilhas, rodas de proa, cavername, casco, obras vivas e mortas. Prosperava o fabrico de panos « para velas, traquetes e tréos e que só tinham rivais nos Anvéres ». O que não havia na indústria local, procurava-se noutras terras e no estrangeiro, sobretudo nas partes setentrionais da Europa.
-Com a perícia na arte de marear rivalizava, na gente de Vila do Conde, o talento de fazer navios. Eram construtores de reconhecido mérito os carpinteiros da Ribeira da vila e não menos direitos tinham à mesma fama os calafates para que o rei D. Manuel mandasse apresentar em Lisboa oito deles com suas ferramentas.
-Laboravam os estaleiros intensamente, construindo navios de diversa tonelagem e variado aparelho. No decorrer da segunda metade do séc. XV, verifica-se que é dominante a construção de caravelas. Havia vantagem na opção por navios mais ligeiros que as velhas naus de grande porte, mais rápidos e com maior agilidade de manobra contra corsários: além que o seu baixo calado era a melhor resposta técnica aos problemas levantados periódicamente pelo leito do rio.
.
FONTE - Extrato - NOVA HISTÓRIA DE VILA DO CONDE de A. do CARMO REIS.
FOTOGRAFIA - Carlos Manuel.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora, cá está!
São textos como este de A.Carmo Reis, que são precisos divulgar às nossas gentes.
Obviamente, que aqui trata-se de um pequeno extracto, mas que muito bem poderá servir de lenitivo para os interessados adquirirem e lerem o livro
NOVA HISTÓRIA DE VILA DO CONDE.
Como estamos em crise(ª), aqueles que tiverem dificuldade em adquiri-lo, poderão lê-lo, graciosamente, indo até à Biblioteca Municipal, local onde até nem se está mal.
Parabéns pois, ao Carioca da Vila, por mais esta sua colaboração, em prol da verdadeira Cultura da nossa população.

(ª)-Nós não somos daqueles que culpam a crise, por tudo e por nada. Culpamos sim, aqueles que a criaram...

a) Cereja, em Sábado de ALÉLUIA.