13 abril, 2009

AS LUTAS LIBERAIS

DESEMBARQUE DA EXPEDIÇÃO LIBERAL NA PRAIA DO MINDELO.
(Reprodução de uma litografia da época).
.
PARTIDA DA EXPEDIÇÃO - Organizado o exército com emigrados liberais de quase todos os países, todos estonteados pelas ardorosas fantasias românticas ... ás duas da tarde do dia 27 de Junho de 1832, o duque de Bragança embarcou na corveta AMÉLIA e ... a um tiro de peça da fragata Almirante, suspendeu ferro a expedição, destinada a « combater - como diz Oliveira Martins - o moderno dragão armado de estadulho á beira mar das caravelas ».
.
O DESEMBARQUE - O exército libertador vinha admirávelmente disciplinado, por obra de D. Pedro. Mas todos tinham embarcado sem um plano, sem ao menos terem fixado um ponto para desembarque. Vinham para Portugal, combater pela rainha ; mais nada sabiam. Ao fim de dez dias de viagem, em 7 de Julho, pelas dez horas da manhã, avistaram-se as costas de Portugal, entre Caminha e Vila do Conde. E foi sómente então que D. Pedro e os ministros resolveram que o exército entrasse pelas praias de Mindelo.
Parece averiguado que não foi bem na praia chamada de Mindelo que se fez o desembarque, mas em Labruje ou Arnosa - do- Pampelido.
Quando a esquadra lançou ferro, D. Pedro, a conselho de seus ministros, os quais pareciam ver com bem fagueiras cores os resultados imediatos da difícil empresa, mandou Bernardo de Sá a Vila do Conde, intimar o comandante das forças de D. Miguel - general José Cardoso de Carvalho - a que se rendesse e reconhecesse a rainha e a Carta. A resposta é claro que foi negativa. E muita sorte teve o parlamentario em dar com aquele general, que o respeitou e o deixou regressar, íntegro, á praia; porque, se tivesse aparecido a outro miguelista, com semelhante intimativa, e embora no gozo de prerrogativas especiais e sagradas de inviolabilidade, teria sido logo preso e fuzilado.
No dia 8, ás 9 horas da manhã, a corveta arvorou o estandarte real que foi saudado pela esquadra, e, ás 3 horas da tarde, apesar das dificuldades da ressaca, tinha-se feito o desembarque dos sete mil e quinhentos libertadores.
.
FONTE - Enciclopédia pela Imagem. (Uma muito velha enciclopédia da LELLO e IRMÃO Lda).
NOTA - Actualizei a ortografia.
.

1 comentário:

pamacedo disse...

isso de não ter sido em Mindelo...