20 fevereiro, 2009

BATEIRA DE VILA DO CONDE




==================================================

O "CEREJA", vilacondense e assíduo comentador deste espaço, fez o favor de fazer chegar até mim, estes três magníficos documentos.
O primeiro, é o registo de compra (em 1932) de uma bateira, por Manuel da Costa Morais, a Jeremias Martins Novais, construtor naval de Vila do Conde, pela fantástica quantia de quinhentos escudos.
O segundo e terceiro, são realmente uns documentos fotográficos, quer pela raridade, quer pela beleza das fotos.
Obrigado "Cereja".

5 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Realmente uma maravilha rara fora do conhecimento da maioria dos vilacondenses. Só é pena que o José publique as fotos em tamanho tão pequeno. Ver uma margem da foz do Rio Ave assim em areia é único e suponho que naqueles dias o rio não era vermelho-negro.
Lanço umas perguntas:
- Se esta bateira mencionada foi comprada a um construtor naval, isso implica que as construíam também por Vila do Conde ou só podia ser "em 2ª mão"?
- Que tipo de pesca se efectuava com elas?
- Armavam só com remos ou havia possibilidade de vela?

Estraordinário sair para o mar num pequeno barco destes sem quilha.

Agradecendo-lhes mais este artigo,

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

José Cunha disse...

"Fainarem na arte da Xábega", assim se referiu o "Cereja", quando foi exibida a fotografia que o António fez o favor de me enviar.
Sei hoje, que este este barco, tinha a possibilidade de lhe ser montada uma vela, mas , vai me perdoar só lhe explicar na próxima postagem, verá que vai gostar.

José Cunha disse...

António, queria lhe dizer que não sei colocar as fotos num tamanho maior, e se alguém me estiver a "ouvir", e fizer o favor de me ensinar,...agradeço.

Anónimo disse...

-BATEIRAS DE VILA DO CONDE
Porque, indubitavelmente, Vila do Conde merece, referente a esta reportagem, então feita pelo consagrado fotógrafo vilacondense Carlos Adriano, tão breve quanto possível, far-lhe-ei chegar uma outra foto que acabo de reaver, e que julgo não menos bela, antes pelo contrário.
Para que se saiba, em 2003, quando presidi à nossa Associação de Ex-Marinheiros da
Armada, tinha programado (está escrito no jornal da Associação) a aquisição de três (3) Embarcações Tradicionais, para estarem ancoradas no Rio Ave, frente à Praça da República, permanentemente, já que o rio estava muito depauperado, também a nível das embarcações.
Então, recuperamos uma catraia, a BRIOSA, que melhor ou pior, lá vai participando em vários Encontros de Embarcações em Portugal e na Galiza e hibernando a maior parte do ano em vetustos armazéns...
Entretanto, a exemplo daquilo que vemos na maioria das associações vilacondenses, meteu-se nisto a teleguiada "polhítica" partidária que tudo quer controlar. Obviamente, bandonamos "barcos e remos", e a BATEIRA e o DORI que estavam nos nossos objectivos, goraram-se.
Até quando?...
Não sabemos!

a) Cereja

Anónimo disse...

Já depois deste "petit" desabafo,
quanto à frustração em nesta terra recuperarmos para Vila do Conde alguns dos tradicionais barcos que ingloriamente vão desaparecendo um tanto por todo o país, o actual Presidente da Direcção dos antigos Marinheiros da Armada, TR Helder Almeida, confidenciou-nos ser sua intenção a aquisição de uma Bateira para a sua Associação.
Como natural daquelas bandas da Ria de Aveiro, auguramos-lhe que consiga uma peça a contento.
Cumprimentos,

a) Cereja