12 fevereiro, 2009

AS MEMÓRIAS DE ARTUR DO BONFIM


Dando início a um ciclo de «CONVERSAS COM MEMÓRIA», Artur do Bonfim esteve, na passada sexta-feira, no recém inaugurado Centro de Memória de Vila do Conde, para ali apresentar uma verdadeira aula de História sobre a evolução da nossa terra ao longo dos últimos 100 anos.
Artur do Bonfim descreveu a realidade de Vila do Conde há um século, as dificuldades verificadas no que à evolução respeita, as tradições e os usos, bem como os pensamentos que mudaram ao longo deste período que sempre acompanhou com evidente interesse e entusiasmo.
No âmbito da actividade científica e cultural do Centro de Memória de Vila do Conde serão promovidas todas as sextas - feiras de cada mês as «Conversas com Memória», um programa que pretende apresentar estudos, memórias e reflexões sobre a História de Vila do Conde nas suas mais diversas vertentes.
Com mais de 90 anos de idade, Artur do Bonfim é considerado uma «enciclopédia» viva sobre a história do Século XX vilacondense, tendo sido o convidado ideal para iniciar este ciclo de conversas.
.
FONTE - Jornal de Vila do Conde.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um tanto por todo o Mundo, e nós não fugimos à regra, neste dia 12 de Fevereiro de 2009, comemora-se 150 anos da publicação do livro
A ORIGEM DAS ESPÉCIES, e 200 anos do nascimento do famosíssimo cientista CHARLES DARWIN, o Homem que na primeira metade do século XIX, a bordo de um navio à vela, o
BEAGLE, navegou durante 5 anos a estudar a Origem e Evolução das Espécies.
Assim sendo,
-Na Universidade do Porto, está patente a excelente Exposição:
Evolução e Biodiversidade.
-No Parque Biológico de Gaia, temos
uma Exposição e reedição da primeira publicação em português: A Origem das Espécies.
-Na Fundação Gulbenkian, em Lisboa,
magnífica Exposição: A Evolução de Darwin.
-Na Biblioteca Mun. da Póvoa de Varzim,
Exposição Bibliográfica sobre Darwin.
No que respeita a Vila do Conde,
tivemos:
-Na Fábrica Ciência Viva, em Aveiro, o Colóquio Darwin 5', pelo nosso conterrâneo e Professor da Universidade de Aveiro, José Eduardo Rebelo.
-No Centro Ciência Viva, em Vila do Conde, com receita da mulher do Cientista, fez-se um bolo e cantou-se os parabéns a você.
Caso para dizer:
"Ciência vivinha da silva"...

a) Cereja