13 outubro, 2008

AZURARA E VILA DO CONDE EM 1594


«...aldeia do território do Porto, muito bela e agradável, com uma igreja grande (e) formosa, boas casas, está muito povoada, serão mais de 500 fogos e sua situação é belíssima, posta em uma colina junto ao mar, e abaixo um rio; e da outra parte, no alto de outra colina uma vila muito melhor, estes dois lugares formam uma das mais formosas vistas que há em Portugal.
O rio chama-se Ave. Na outra parte - por onde passamos no regresso - há duas pontes para dois braços deste rio, que aqui se unem: um se chama Este, o outro Ave, mas aqui dizem sómente Ave, por ser o maior. Move moinhos e presta toda a espécie de serviços. Esta-se tratando de fazer uma ponte grande que una os limites destas duas povoações, sem a incomodidade da barca.
A outra vila chama-se VILA DO CONDE. Tem juiz, e é das mais principais de Portugal com 1.ooo fogos. Ali está o mosteiro de monjas mais nobre, antigo e rico de todo o reino. As monjas antigamente eram donas de todo o lugar. São de Santa Clara, têm 15.ooo escudos de rendas. Agora a vila é de El Rei. A igreja das monjas é grande e bem tratada. Há também na vila uma igreja que passa por ser, quiçá, a mais formosa do reino, em grandeza, beleza e proporções. Construi-a o rei D.Manuel sob a invocação do S. João Baptista, quando indo a Santiago da Galiza, se enamorou deste lugar por sua situação nas costas do mar oceano, donde entram as naus que vem da India para meter provisões; e por ser lugar dotado de nobreza, urbanidade, boas casas e ruas, abundância de jardins, sítios frescos e de àgua. A igreja tem o teto em abóbada, todo de madeira que se mandou vir da Ilha da Madeira; e do mesmo modo a porta da igreja.
.
EUGÉNIO DA CUNHA E FREITAS.
.
Extrato do publicado no B.C.da C.M. de Vila do Conde.

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

Um texto que descreve muito bem a beleza de Vila do Conde e arredores de há séculos. Na verdade, vendo Portugal por fora já há 6 anos, que não existam dúvidas que Portugal geográficamente e culturalmente é muito afortunado. Fraca economia ou nível social à parte, quem dera aos ricos países da Europa ter o nosso mar, variedade topográfica, Sol e luz, telhados de laranja vivo a pintar os montes, enfim, a lista seria longa.
Vila do Conde, à sua maneira, é "apenas" mais um ponto colorido de Portugal.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt